Chatbots: uma solução para o atendimento ao cliente da sua empresa

Amanda Santos
3 min readMay 26, 2022

--

Com a evolução constante da transformação digital, cada vez mais empresas dos mais diversos nichos vêm investindo no desenvolvimento de chatbots para apoiar no serviço de atendimento ao cliente.

Isso porque os usuários assíduos da internet esperam agilidade e não querem esperar por uma resposta. Na verdade, se o atendimento demorar muito é possível que, ao receber um retorno, a pessoa já tenha finalizado a compra em outro estabelecimento.

Quer entender melhor sobre o funcionamento dos chatbots e entender como aplicá-lo ao atendimento ao cliente? Continue a leitura!

O que são chatbots?

Basicamente, os chatbots são programas de computador que combinam análise de dados ao conceito de inteligência artificial. Dessa forma, quando alguém envia uma mensagem, o chatbot consegue dar uma resposta automática.

Ao usar um chatbot, podemos automatizar as respostas mais simples e solucionar as dúvidas recorrentes com maior velocidade. Se houver uma maior complexidade, basta direcionar o chamado para que um atendente real entre em contato com o cliente.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2021, o número de bots produzidos no Brasil era de 101 mil em 2020 e, em 2021, já superava 216 mil, o que significa que a quantidade dobrou em um ano.

Em relação aos robôs de conversação, como são chamados os chatbots, houve um aumento de 24 mil para 47 mil no mesmo período. A estimativa é que cada um desses bots conversou com 5,5 mil pessoas diferentes em um mês, totalizando um tráfego mensal de 58 mil mensagens.

É necessário ressaltar que a pandemia acelerou a adoção dos chatbots, uma vez que 83% das empresas participantes do estudo alegaram que houve um aumento da demanda após o surgimento do novo coronavírus.

Como os chatbots podem auxiliar o atendimento ao cliente?

Quando os chatbots são bem desenvolvidos, é possível que a própria ferramenta solucione as dúvidas dos usuários, fazendo com que não seja necessário o contato direto com uma pessoa para realizar o atendimento ao cliente.

Com isso, caso o uso do chatbot seja bem-sucedido, as empresas poderão reduzir os custos que teriam para arcar com uma grande equipe de atendimento e treinamentos dos profissionais contratados, possibilitando que a área seja mais enxuta.

Na prática, é humanamente impossível que uma pessoa consiga atender a mesma quantidade de pessoas que um chatbot e esse é o principal motivo pelos quais a automação desse trabalho está se popularizando tanto.

É claro que ainda há a necessidade de termos um time focado nesse trabalho, principalmente para atender os clientes que não conseguiram sanar suas dúvidas com o chatbot, mas com o apoio das novas tecnologias o trabalho pode ser ainda mais otimizado.

Além disso, é de extrema importância contar com o apoio de bons programadores para a criação dos chatbots. Caso contrário, dificilmente alcançaremos os resultados desejados e podemos gerar um efeito inverso.

Se os clientes não tiverem uma boa experiência ao entrar em contato com seu negócio via chatbot, eles podem ficar frustrados e ter uma percepção negativa da marca. Por isso, garantir a eficiência dessa tecnologia é essencial.

E você, está esperando o que para adotar o uso de chatbots para atendimento ao cliente na empresa em que você trabalha e acompanhar a transformação digital que vem crescendo no mercado?

--

--